serenity logo

Constelações Familiares

O que são Constelações Familiares? Constelação Sistêmica Familiar é um trabalho filosófico e terapêutico que foi desenvolvido pelo pedagogo, psicoterapeuta e filósofo Bert Hellinger.

Constelações Familiares

Facilitador/a: Sandra Santin


Este método terapêutico permite tornar visível o que está oculto nos relacionamentos familiares, sendo uma ferramenta muito eficaz na abordagem dos problemas enfrentados no seio da família. Através desta técnica podemos ter um olhar sistémico sobre: relacionamentos, sentimentos e sintomas.

As Constelações Familiares podem ser realizadas em grupo no modelo de workshops ou em sessões individuais. O cliente coloca o seu tema e o terapeuta orienta a sessão de modo a aceder hipótese para soluções saudáveis trazendo à luz a dinâmica oculta.

Esta técnica permite resolver as tensões pendentes através da linguagem corporal e de frases sugeridas pelo terapeuta, proporcionando um efeito integrador e libertador, permitindo vislumbrar o que antes se encontrava encoberto. Desperta o indivíduo para a sua própria responsabilidade e lugar correspondente no seu grupo familiar. Restabelece-se assim a Ordem do Amor e rompe-se a cadeia de destinos guiados pelo sofrimento e por pulsões inconscientes.


O método

Este método não requer a presença de toda a família, pois trabalha-se o sistema familiar a partir de uma única pessoa. Trata-se de uma forma de terapia realizada com o recurso dos indivíduos do grupo presente no workshop que se prestam voluntariamente a servir de representantes dos membros da família cuja constelação familiar estiver a ser configurada.

Os participantes poderão também passar a conhecer as leis invisíveis que reclamam uma certa ordem nas relações afectivas e nos casamentos e/ou uniões. Ao compreender a importância e as regras do dar e do receber e a maneira como a presença da energia de anteriores parceiros e antepassados se manifesta negativa ou positivamente nas relações amorosas, fica-se livre para finalmente alcançar a harmonia na relação a dois.


A quem se destinam?

A qualquer pessoa que queira trabalhar algum aspecto da sua vida: doenças, dificuldades nas relações pessoais, lutos em suspenso, tendência para actividades e comportamentos que põem a vida em perigo, padrões relacionais e de comportamento, etc.

Interessam também a pessoas com profissões na área da psicologia, medicina, trabalho social, educação e direito que se confrontam com realidades como a violência na família, gravidez adolescente, doenças psico-somáticas, direitos humanos, relações inter-étnicas, desordens alimentares, adições, etc.



Facilitadora: Sandra Santin, psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-Brasil (Equivalência concedida pela Universidade de Coimbra) com experiência na área Clínica há mais 20 anos, tanto ao nível privado, bem como institucional. Psicoterapeuta formada pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves. Tem aprofundado o trabalho psicoterapêutico complementado pela terapia floral (Florais de Bach).

Facilitadora de Constelações Familiares pelo método de Bert Hellinger.
Ações de formação realizadas com Paula Matos, Alexandra Caymi e Marianne Frank.
Hipnoterapeuta Pós-Graduada em Hipnose Clínica Experimental pela faculdade de Medicina de Lisboa.

Na sua constante busca pelo auto conhecimento, redescobriu-se na filosofia do Yoga, bem como na prática de técnicas de meditação (“mindfulness”). Atualmente ministra aula para adultos, assim como desenvolve sua prática pessoal. Enquanto terapeuta, dedica o seu saber e humanidade a ajudar as pessoas ampliarem suas perspectivas de compreensão, percepção e possibilidades de escolhas, através de um “novo olhar” sobre si e sobre o mundo, promovendo uma vida mais plena – esse é sem dúvida, o grande objetivo do caminho percorrido em terapia. Abraçou esta ciência com a convicção de que a vida de qualquer ser humano pode ser reinventada na construção de relações de confiança, em espaços seguros. Sabendo que quando um ser está disponível para mergulhar dentro de si, ao emergir desta viagem cresce-se de tal forma que jamais se volta ao tamanho original. Os resultados são únicos, individuais e contagiantes.

Data: 2017-11-30 | Duração: 3 Hrs

Investimento: 20.00 €