serenity logo

Terapia Familiar e de Casal


Acompanhamento de famílias e casais em situações de crise, conflito e insatisfação relacional, que pretendam uma alteração nas suas dinâmicas relacionais, comunicacionais e estruturais.

Acompanhamento de famílias e casais em situações de crise, conflicto e insatisfação relacional, que pretendam uma alteração nas suas dinâmicas relacionais, comunicacionais e estruturais.

Áreas de intervenção:

Conflicto familiar / conjugal; Separação / divórcio; Adopção; Saúde mental; Intervenção familiar na doença crónica; Relação pais / filhos; Luto; Transições de etapas de ciclo de vida

As sessões podem envolver toda a família ou não, essa possibilidade dependerá dos propósitos da sessão, cada sessão tem uma duração que pode ir entre uma a duas horas.

As Famílias estão sujeitas a constantes e desafiadoras mudanças, pode ocorrer com o nascimento de um filho, quando atravessam por uma situação de divórcio, entrada na adolescência de um dos filhos, doença de um dos elementos da família, morte súbita, desentendimentos conjugais, dificuldades na gestão de alguns comportamentos dos filhos, dificuldade na conjugação das exigências profissionais e familiares, dificuldades escolares dos filhos, problemas económicos, etc. Estes acontecimentos podem causar um elevado grau de pressão no funcionamento familiar e conduzir a dificuldades nas relações entre os elementos da família.

A Terapia Familiar oferece oportunidades de transformação, estimulando a comunicação, a compreensão, o reconhecimento, a capacitação e construção de novas possibilidades na busca das soluções para os desafios com que as famílias se deparam.

Na maioria das vezes as famílias minimizam ou ultrapassam estas situações sem ajuda profissional. É igualmente natural que por vezes necessitem de apoio externo para lidar com estes períodos de maior desafio.

Tendo como exemplo a entrada na adolescência de um dos filhos, uma das formas pelas quais uma família com filhos adolescentes pode tentar resolver determinados conflitos que vão surgindo no decorrer desta etapa do seu ciclo de vida é através da Terapia Familiar.

A Terapia Familiar e de Casal tem como grande objectivo apoiar as famílias que a procuram a lidar com as suas crises e a gerir relações entre os elementos que a compõem, olhando simultaneamente ao bem-estar individual e ao bem-estar familiar.

Numa situação de terapia de casal, quem procura esta possibilidade, poderá questionar-se... E se? Ou seja, caso a minha família, o meu companheiro ou companheira não quiserem participar? Vale a pena tentar?!?! Na verdade, não é imprescindível a presença de todos os elementos da família, para que a Terapia funcione. O envolvimento de um dos elementos da família, implica mudança em si e por sua vez no seio familiar, que muitas das vezes resulta como elemento motivador dos restantes elementos.


Preço: 80.00 €