serenity logo

Mediação Familiar


A Mediação é um método de resolução de conflitos.

A Mediação é um método de resolução de conflitos em que duas ou mais partes em conflito recorrem a uma terceira pessoa imparcial – o mediador – com o objetivo de se trabalhar o conflito de forma a, se possível, chegarem a um acordo satisfatório para todos os envolvidos na disputa.

A Mediação Familiar pode ser útil em vários tipos de conflitos de âmbito familiar:

- Divórcio / Separação, Conflitos entre pais e filhos adolescentes, Situações específicas de desacordo, entre o casal, Situações em que existem crianças / jovens em situação de vulnerabilidade social e em que é necessária a construção de um projecto de vida de forma partilhada, responsável e cooperativa entre os progenitores e os serviços do técnico que acompanha as situações.

Os conflitos são inerentes à vida humana, pois as pessoas são diferentes, possuem descrições pessoais e particulares da sua realidade e, por conseguinte, expõem pontos de vistas distintos. A forma de dispor tais conflitos mostra-se como questão fundamental quando se pensa em estabelecer o equilíbrio nas relações quotidianas.

A mediação familiar poderá ser também uma resposta que se apresenta às famílias com adolescentes que procuram a resolução de determinados conflitos familiares.

Nela, as partes reflectem com o objectivo de criar opções na forma de encarar e lidar com os conflitos. É um processo voluntário e confidencial, no qual a responsabilidade pela construção das resoluções é da responsabilidade dos mediados.

O principal objectivo da mediação não é apenas encontrar soluções para os conflitos existentes nessa família, mas, principalmente para provocar a mudança das próprias pessoas na sua forma de gerir e lidar com os conflitos.

Olhando para situações de divórcio e/ou regulação das responsabilidades parentais, através da Mediação poderão alcançar opções criativas, acordos ou diferenciações, possibilidades de alcançar o “ganha/ganha”, construir de forma cooperativa, descobrir opções inesperadas ou diferenciar-se e concordar a respeito daquelas áreas nas quais se pode e é necessário coordenar.

A mediação é um método que procura fazer com que as partes superem as suas diferenças, oferecendo oportunidade para que encontrem soluções viáveis, as quais devem contemplar os interesses de todos os envolvidos na questão.

Possíveis áreas de intervenção:´

Situações de separação ou divórcio, nomeadamente no que se refere a:

  • Guarda e custo dia do(s) filho(s);

  • Pensão de alimentos;

  • Relações pais-filhos;

  • Divórcio;

  • Distribuição dos bens;

  • Educação;

  • Conflitos familiares.





Preço: 80.00 €