serenity logo

EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessing


O EMDR é a possibilidade de cura emocional para qualquer situação em que possamos estar envolvidos. Uma revolução observável nos nossos aspectos de consciência e nas reais possibilidades de existirmos no nosso melhor.

Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares

É um método de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas através da estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais. Trata-se de uma nova abordagem para o tratamento de traumas emocionais desenvolvida pela Doutora Francine Shapiro, no final dos anos 80, na Califórnia. Desde então, o EMDR tem sido um dos métodos psicoterapêuticos mais amplamente pesquisados nos EUA e noutros países inclusive da Europa, com recomendação especial da American Psychiatric Association.

A quem se destina?
Qualquer pessoa que deseje tratar algum trauma, perda, mal-estar emocional ou físico pode recorrer a esta psicoterapia, contudo podemos destacar que são alvos de escolha primordial do método, as pessoas portadores de transtornos ansiosos, em especial o Transtorno de Stresse Pós-traumático (TSPT). Sendo, também, eficaz para abordagem de fobias, pensamentos recorrentes ou quaisquer situações de conflito emocional.

O método EMDR tem sido denominado de uma forma genérica enquanto psicoterapia de reprocessamento. Inicialmente este método foi idealizado como psicoterapia breve e focal.

O EMDR é a possibilidade de cura emocional para qualquer situação em que possamos estar envolvidos. Uma revolução observável nos nossos aspectos de consciência e nas reais possibilidades de existirmos no nosso melhor.


Quais as Patologias onde o EMDR se revela eficaz?
A metodologia mostra-se bastante eficaz em situações de:

Luto, Trauma e lembranças dolorosas, Depressão, Ansiedade e/ou Medos, Fobias, Ataques de pânico, Pesadelos e/ou terror nocturno, Temas familiares, Relacionamentos interpessoais, Divórcio e separação, Temas de orientação sexual, Espiritualidade e questões religiosas, Transtornos do sono, Adições e dependência (alcoolismo, toxicodependência, tabagismo, outras adições etc.), Enurese nocturna, Dificuldades de aprendizagem e problemas escolares, Anorexia/Bulimia/Transtornos de Alimentação, Obesidade, Adição sexual e/ou pornografia e Obsessão/compulsão.

O EMDR além de ser uma metodologia extremamente eficiente para stresse pós-traumático, é excelente para qualquer tipo de conflito.


Que tipo de pessoas pode fazer o EMDR? Crianças podem?

Em geral a maioria das pessoas podem se beneficiar com o uso desta metodologia. Pessoas com risco de dissociação grave de personalidade e fragilidade egóica importante, não é indicado. Ou ainda, com algum tipo de transtorno psicológico ou neurológico grave, por exemplo, psicóticos, esquizofrénicos, transtornos de personalidade sem estabilização (inclusive medicamentosa) apropriada do paciente. Pacientes cardíacos e gestantes devem ter autorização médica devido ao risco disparado por emoções fortes e/ou intensas provenientes de histórias passadas.
O EMDR é bastante indicado para crianças e mesmo para bebés de colo, onde a mãe ou pai, ou pessoa que cuida passam simultaneamente pelo processo.




Quantas sessões são necessárias para que o paciente vivencie alguma melhoria do seu estado?

Depende de paciente, tendo em conta que cada pessoas tem sua forma única de reagir e de enfrentar as suas dificuldades. Por vezes são necessárias poucas sessões para resolver um problema/assunto/questão e, outras vezes, são necessárias várias sessões para cada queixa/tema apresentado.
O que também pode acontecer é que após uma situação de EMDR solucionada, outras questões antes obscuras emergem para serem solucionadas. O que leva a realizar um tratamento mais abrangente.


Como pode o paciente contribuir produtivamente para a aplicação do método?

As principais contribuições do paciente na aplicação deste método consistem em:
(1) estar disponível para o seu processo de cura emocional, (2) confiar na metodologia, e (3) permitir que o cérebro faça seu trabalho, sem julgar se o que aparece na mente está certo ou errado.

Nota: O preço para a 1ª consulta ( avaliação ) é de € 75,00.


Preço: 60.00 €