serenity logo

Constelações Familiares


As constelações possibilitam olhar para as dinâmicas do sistema familiar, os “emaranhamentos sistémicos” ou “vínculos invisíveis”, que atuam além de um nível biográfico. Esses “níveis de ordem arcaicos” representam uma dimensão mais abrangente e, na maioria das vezes, não é consciente ao cliente.

O trabalho de constelações familiares segundo Bert Hellinger é uma forma de terapia breve, orientada pelas soluções. Tráz à luz, de forma rápida e precisa, as dinâmicas que ligam o cliente de uma forma disfuncional ao seu sistema de referência, que o limitam em suas possibilidades de ação e desenvolvimento pessoal, impedindo-o de estruturar a sua vida de forma positiva.

As constelações possibilitam olhar para as dinâmicas do sistema familiar, os “emaranhamentos sistémicos” ou “vínculos invisíveis”, que atuam além de um nível biográfico. Esses “níveis de ordem arcaicos” representam uma dimensão mais abrangente e, na maioria das vezes, não é consciente ao cliente. Entretanto, ele sente os seus efeitos.

Tal como numa sessão de grupo, as constelações familiares em consulta individual podem incindir sobre problemas nos âmbitos da saúde física e emocional, profissional, económico dos relacionamentos familiares.
O procedimento de uma sessão individual pode descrever-se do seguinte modo:
O processo inicia-se com uma entrevista para exploração do pedido do cliente; para além do problema apresentado, nesta fase a exploração procura informação factual acerca da família e/ou das relações que se constituem como elementos fundamentais do problema.
Obtidas essas informações e a disposição interior necessária para encetar este trabalho, é feita a colocação da constelação que se efetua por recurso a materiais que servem para posicionar, “representar” as pessoas e/ou elementos da constelação. Ultilizam-se, por exemplo, almofadas, bonecos, papéis, etc.

Na maioria dos casos, o cliente poderá beneficiar ao participar previamente de uma constelação em grupo, como forma de integrar a dinâmica fenomenológica de sensações e percepções que se experimenta numa constelação.
A sessão individual é um bom caminho quando o cliente tem receio em se expor a um grupo ou se não existirem grupos disponíveis por razões de tempo e espaço.

O processo completo de uma sessão de constelação em consulta individual, pode durar até 120 minutos. O número de sessões vai sendo combinado com o terapeuta, à medida da evolução, mas em muitos casos uma só sessão é suficiente.

As pessoas interessadas em se submeter a qualquer tipo de psicoterapia devem procurar os terapeutas devidamente credenciados com devido registro e experiência no exercício da psicoterapia (Ordem dos Psicólogos ou Ordem dos Médicos).

Preço: 75.00 €